Capítulo 1: A Primeira Guerra Mundial
O clima tenso já rondava a Europa no começo do século XX por causa do Imperialismo e da distribuição de colônias.
O começo da Guerra ocorreu com a morte de Francisco Ferdinando, foi motivo suficiente para o início da Guerra.
No dia 28 de Julho de 1914 foi declarada a Guerra.
Nesta época havia acordos políticos e militares sendo feitos pelos países Europeus.
De um lado a tríplice Aliança, com a Itália, Alemanha e o Império Austro-Húngaro. E do outro a tríplice Entente, com a Rússia, França, Inglaterra e Portugal.
O sentimento de nacionalismo estava no ar e centenas de pessoas se alistavam para lutar pelo seu país.
As batalhas eram realizadas principalmente em trincheiras. As condições eram horríveis, além de problemas como fome e doenças, havia também o ataque inimigo. Os próprios soldados serviam de médicos, nada era feito com os corpos. Foi nessa época que surgiram novas tecnologias, como o avião, gás venenoso, tanques de guerra, canhões e submarinos.
Em 1915 a Itália traiu a aliança feita com a Alemanha e passou para o lado da Tríplice Entente.
Esse foi um dos fatores que findou a Guerra, outro fator foi a entrada dos Estados Unidos, com apoio militar. Muitos países começaram a entrar na Guerra, muitos deles do lado da Tríplice Entente, como foi o caso do Brasil, que entrou com apoio médico (a cruz vermelha).
Os países da Entente derrotaram os países adversários, a Alemanha ainda resistia em terra.
A Guerra teve muitas conseqüências como a divisão da Europa, como o surgimento da Lituânia, Estônia, Letônia, Polônia e Irlanda. E ascensão dos Estados Unidos da América como grande potência Mundial.
A Alemanha teve de pagar os prejuízos de acordo com o tratado de Versalhes, mas o presidente dos Estados Unidos não concordava com o tratado de Versalhes então propôs um tratado de paz, foi chamado de 14 pontos de Wilson que dizia que não haveria ganhadores e perdedores, mas os outros países não concordaram com o tratado e a Alemanha teve de pagar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário