Capítulo 2: A República Velha (1889 – 1930)
No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República. O Imperador D. Pedro II foi obrigado a abandonar o país.
Em todo o país, pessoas assistiram boquiabertas a repentina mudança de governo, o regime havia mudado de surpresa, como um Golpe Militar. A população brasileira não foi consultada.
O período inicial da república foi chamado de República da Espada pois os dois primeiros presidentes eram militares (marechal Deodoro da Fonseca e marechal Floriano Peixoto).
O governo do primeiro presidente foi marcado pela crise, principalmente econômica. O ministro Rui Barbosa elaborou um plano econômico para estimular o crescimento da indústria, o Encilhamento, porém o plano fracassou.
Deodoro teve que enfrentar a Revolta da Marinha. Deodoro colocou amigos em cargos importantes do governo, provocando protestos da oposição, a imprensa criticou Deodoro que mandou fechar jornais e prender opositores. O Congresso votou uma lei limitando os poderes do presidente. Ele não aceitou e mandou fechar O Congresso. Diante disso a marinha se rebelou e ameaçou bombardear o Rio de Janeiro, a única saída que Deodoro teve foi renunciar.
No RS no tempo de Floriano a situação era de Guerra Civil.
Os partidários do governador e do latifundiário Júlio de Castilhos exigiam que ele tivesse amplos poderes.
Floriano Peixoto apoiava Júlio de Castilhos e enviou forças para Santa Catarina e ordenou um banho de sangue em Desterro, por isso, numa estranha homenagem ao homem que mandou fuzilar tanta gente por ali, Desterro passou a se chamar Florianópolis.
A Política do Leite com Café
As duas oligarquias mais poderosas eram a paulista e a mineira. O presidente da república era eleito mas normalmente o resultado das eleições era combinado pelas duas oligarquias.
Antes das eleições reuniam-se as cúpulas do PRP e do PRM que conversavam e chegavam a um acordo. Lançavam então um candidato a presidência que sempre era eleito.
Conhecida como Política do Café com Leite pois o São Paulo era grande produtor de café e Minas Gerais era grande produtor de leite.
As outras oligarquias aceitavam a Política do Café com Leite pois eram mais fracas e estavam integradas em um sistema chamado Política dos Governadores.
A Constituição de 1891 estabeleceu que o voto não seria secreto. Qualquer um poderia saber em quem você votou. Então os coronéis controlavam os votos das pessoas ameaçando matá-las caso elas não votassem em um candidato X.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário