Revolução Mexicana
A independência aconteceu no inicio do século XIX, mas ela não representou melhoria para o povo mais humilde. As elites econômicas enriqueceram enquanto os trabalhares continuava pobre.
De 1876 até 1911, o México foi governado por Porfírio Diaz. A ditadura de Porfírio Diaz modernizou a economia do México, mas aumentou os problemas sociais.
O liberalismo burguês
O estado mexicano era oligárquico. Havia gente rica protegida pelo governo, mas os outros grupos, não gostavam nada disso. Eles ficaram irritados, queria que o Estado passasse a ajudar tos os empresários. Ou seja a burguesia liberal queria que o Estado deixasse de ser oligárquico. Queriam as idéias políticas do liberalismo.
A Revolução de 1911
A revolução de 1911 foi realizada por duas classes principais: a burguesia liberal, destruindo o estado oligárquico, e os camponeses, exigindo terras.,
A dupla face da revolução
Camponeses exigiam terras. Liderados por Emiliano Zapata e Francisco Pancho Villa estavam armados até os dentes.
As greves dos operários impressionaram a burguesia. O líder camponês Zapata, que até então tinha apoiado Madero, percebeu que tinha sido enganado. Lançou o plano de Ayala, que exigia uma reforma agrária imediata.
Madero era incapaz de controlas. O melhor seria colocar um general em seu lugar. O escolhido, comandante Huerta.
Pelo comando de Huerta, Madero foi assassinado. Mas os camponeses continuaram rebeldes. A revolução estava pegando fogo.
A guerra civil
Huerta ameaçava ser um novo Porfírio. Contra ele organizavam forças dos generais Carranza e Obregón, defendiam a constituição democrática.
Os camponeses também estavam prontos para dizer não ao general-ditador. A célebre Divisão Norte de Pancho Villa era acompanhada pelas tropas de Zapata.
Huerta fez tudo para resistir. Mas recebeu o golpe final na batalha de Zacratecas.
O governo e empresários dos EUA assistiam tudo isso roendo as unhas. As companhias inglesas interessadas no petróleo acreditavam que Huerta no poder era garantia de lucros. As empresas concorrentes concluíram q Huerta tinha que se dar mal. Em 1913, os fuzileiros navais desceram no porto principal do México.
Em 1914, as tropas rebeldes comandadas pelo general Carranza entraram vitoriosos na cidade do México.
Entre muitas revoltas, Carranza se consolidava governante do país. Em 1917, foi elaborada uma nova constituição e, semanas depois, ele era eleito presidente.
Constituição de 1917:
mais avançada
É então convocado uma Assembléia Constituinte, na cidade de Querétaro, que foi assistido por membros somente pró-Carranza, foram excluídos de todos os seus inimigos ou desafeto. Os membros do Congresso desenvolveram uma nova Constituição Federal. Muitos artigos com reformas foram introduzidas, ou completamente novas, especialmente em sobre a reforma agrária, que promoveu a distribuição de terras, e que ele vê à proteção da classe trabalhadora. Além disso os artigos que legislaram sobre problemas religiosos e educativos, que chegaram a ser tema na Guerra Cristera com Plutarco Elías Calles. Fria, mas no decorrer das seções, o projeto foi alterado a sua forma final, que obteve, foi possível aprovar a Constituição da 5 de Fevereiro de 1917.
Entre as suas normas fundamentais, nomeadamente:
• Artigo 1 determinou a prestação de "segurança" ou de direitos individuais de todos os tipos de pessoas.
• Artigo 2 proibida escravidão.
• Artigo 3 estabelecido secular da educação para escolas e particulares.
• Artigo 4 prevê a liberdade de trabalho.
• Artigo 5 proíbe a criação e os votos religiosos de ordens religiosas.
• Artigo 7 prescrita a liberdade de imprensa.
• Artigo 24 estabeleceu a liberdade de crença, mas proibido qualquer acto de culto externo fora dos templos ou casas particulares.
• Artigo 27 estabeleceu o velho princípio da dominação do espanhol nação subterrânea. Estabelecida a distribuição de terras e perpetuado a nacionalização dos bens da Igreja e para proibir a existência de escolas religiosas, mosteiros, bispos e outros.
• Artigo 39 estabelece o princípio da soberania nacional.
• O artigo 40 assinala que o sistema de governo era uma república representativa, democrática e federal.
• Artigo 49 do ano dividiu o poder supremo da Federação em três ramos: legislativo, executivo e Federal
• Artigo 50 afirmou que o Congresso Legislativo deverá ser constituída por um Congresso com duas câmaras, uma câmara alta e uma baixa, ou seja, os senadores e deputados.
• Artigo 80 consagradou como depositário do Executivo Presidente dos Estados Unidos Mexicanos.
• O artigo 94 estabeleceu as bases do Poder Judiciário da Federação.
• Artigo 107 instituiu o "juicio de Amparo."
• Artigo 115 estabeleceu as bases da livre município.
• Artigo 123, estabeleceu um sistema de defesa da classe trabalhadora
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário