terça-feira, 7 de abril de 2009

Rebeliões na República Velha

Capítulo 4: Rebeliões na República velha

Situação social

A situação econômica do país não era boa. Inflação, aumento de impostos quedas dos preços internacionais do café.
Os principais beneficiados eram os cafeicultores .Durante a republica velha não houve uma única lei de proteção aos trabalhadores ..

Latifundiários e camponeses

Todo esforço de produção era do camponês.não ultilizava máquinas nem tecnologia.
Ele que abria uma rocinha de feijão, cana, milho, e depois tinha de entregar metadeda colheita para os fazendeiros(meia).O resultado disso era fome,crianças doentes.Mas para o fazendeiro havia muita fartura.

Canudos

Comunidade pobre de 30 mil habitantes ocupavam uma área de terra sem dono.o líder da comunidade de canudos era o pregador religioso Antonio conselheiro,que afirmava que o Messias logo iria voltar a terra para queimar os homens maus( coronéis e governantes da republica),e fazia discursos contra a republica e a favor da monarquia. A igreja não aceitava que houvesse um homen fazendo pregação religiosa por conta própria , e muitos republicanos temiam a queda do regime.Então em nome da defesa da republica o presidente enviou expedições militares contra Canudos.os camponese derrotaram três expedição , mas na quarta foram derrotados por focas militares gigantescas.

Revolta no Contestado

Contestado foi um movimento camponês que aconteceu em Santa Catarina. As terrinhas dos camponeses foram invadidas por empresas, companhias Norte-Americanas que contruía uma estrada de ferro.
Então montaram um acampamento ,onde, quem liderava era José Maria.Acreditavam que em breve cristo retornaria para auxiliá-los contra os poderosos.Confiantes na proteção de Deus, trataram de atavar os agressores.Entào o presidente da republica enviou um exército para a região,e em 1915 contestado estava submetido.

Cangaceiros e coronéis

Bando de pessoas com um passado de miséria violência e ódio dos coronéis. Eles atacavam cidade para roubar,eram bandidos terríveis,matavam e torturavam. O cangaceiro mais famoso foi Virgulino Ferreira de apelido Lampião.No tempo de Getulio Vargas o cangaço deixou de existir por causa da perseguição policial implacável.

Santos e coronéis

Padre Cícero foi um personagem histórico contraditório. Construía orfanatos, pequenas enfermarias, escolas. Ele conseguia dinheiro com os coronéis e com o governo estadual contanto que ele orientasse os fieis nas eleições e como resultado contribuíapara o domínio dos coronéis . Ficou sendo lembrado pelo povo como um homem bom que ajudava os pobres.


Revolta da Vacina

O prefeito Pereira Passos iniciou as reformas urbanas do Rio de Janeiro com a mentalidade positivista que valorizava a modernidade, e o modelo da modernidade era Paris.Então ordenou a abertura de largas avenidas no centro da cidade, mas para isso precisaria derrubar as casas que eram habitadas por pessoas pobres,mas o governo não se preocupou e manteve a demolição.As pessoas pobres subiram para os barracos desde a aboli;cão da escravatura.
Para acabar com as doenças o médico Oswaldo cruz fez um plano de saneamento. Mas o governo fez tudo autoritariamente e estabeleceu a vacina obrigatória.No dia marcado para a vacina a multidão foi para a rua derrubou os bondes arrancou os trilhos. As tropas de policias tiveram de ser reforçadas.depois de muitos combates, houve mortes e centenas de prisões.

Chibata

A marinha de guerra do Brasil tinha costumes do tempo da escravidão,o oficial poderia castigá-los com chibatadas.O governo então resolveu modernizar a marinha.Compraram navios de ultima geração cnòes novos, mas, chicotes tradicionais. Diante disso os marinheiros se rebelaram contra os comandantes, assumiram o comando do navio e ameaçaram bombardear os bairros elegantes do Rio se não fossem ouvidos. Ogoverno foi obrigado a negociar.Assim acabaram as chibatadas.

A classe trabalhadora

O operário da época quase não tinha direitos.eram de dez a quatorze horas de trabalho por dia sem direito á férias e aposentadoria e os salários eram muito baixos. As crianças e mulheres grávidas pobres ficavam se arrebentando numa fabrica imunda.
Uma forma de luta operária era a greve que geralmente eram organizadas pelos sindicatos. Os grevistas eram considerados criminosos pelo governo..
O Anarquismo foi muito importante no Brasil. Os anarquistas organizaram os primeiros sindicatos e as primeiras greves no Brasil.Eles também contribuíram para formar uma cultura operária bastante crítia.Escreviam seu próprios jornais e preferiam suas escolas. Eram também chamados de libertários. Com o tempo patrões tiveram de ceder. Os salários foram aumentando e reduziram-se as horas de trabalho.




Os comunistas do Brasil

Os maxistas diziam que os anarquistas eram bem intencionados na luta contra o capital, mas que na práticafaziam o que a burguesia desejava: afastar os trabalhadores da luta política.
Para Marx e Lênin a principal arma de luta da classe trabalhadora é o partido político
( PCB-Partido comunista do Brasil).OPCB procurava seguir o socialismo científico .O objetivoera organizar os operários e camponeses para que fizessem uma revolução que destruísse o capitalismo.O presidente proibia a existência do PCB.

O Estado e a questão social

Aos poucos, o governo e os empresários foram, reconhecendo a existência dos sindicatos.Os sindicatos amarelos não eram nem anarquistas nem comunistas,eram influenciados pela igreja e dedicavam-se mais á assistência social

Tenentismo

Os tenentes odiavam o Brasil dominado pelas oligarquias estaduais, pela fraude eleitoral,e pelo atraso econômico.Eles não queria oligarquias, atraso e corrupção.
O presidente Artur Bernardes era odiado. Havia de que ele tinha escrito cartas ofendendo os militar.Exigiam o pescoço dele. E foi assim que estourou a primeira grande revolta tenentista. Os tenentes não tinham tantos seguidores. Ficaram isolados. Decidiram caminhar na rua da praia. Foi a célebre marcha dos dezoito do Forte.eram dezoito pessoas contra o governo.O resultado foi que apenas dois escaparam vivos.

A marcha da Coluna Prestes

No meio do mato que se encontraram as forças tenentistas que fugiram de São Paulo e Rio Grande do sul.Fomaram um pequeno exercito de 1.500 homens e no comando militar Luís Carlos Prestes.Fugindo das forças do governo e combatendo com táticas de guerrilha eles percorreram o Brasil de Sul a norte.Foram, 25 mil quilômetros de caminhada, mais de 50 vitórias. Depois de três anos de batalhas os bravos guerrilheiros resolveram se exilar em países como Bolívia e Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário